Opkrieka Juruna Xukuru

ARTE TAMBÉM FAZ PARTE DA IDENTIDADE DE UM INDIVIDUO OU DE UM GRUPO, UMA LINGUAGEM QUE SE MANIFESTA COMO MEIO DE EXPRESSÃO, E ASSIM SE CONSTRÓI A CULTURA QUE SÃO OS COSTUMES E TRADIÇÕES E OS MEIOS PELA QUAL SÃO SOCIALIZADOS NA COMUNIDADE E QUE CONSTRÓI VALORES HUMANOS DE UM POVO OU DE UMA NAÇÃO.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Nheçu


Santuário do Caaró - o coração das Missões
Rafael Ristow, RBS TV Santo Ângelo

O Rota Missões desta quarta-feira vai até o coração da região missionera. Nossa parada é em Caibaté, onde teve uma redução jesuítico-guarani, mas não fez parte dos Sete Povos porque era da primeira fase da história. Vamos agora, ao Santuário de Caaró.

Há dois quilômetros da BR-285, em Caibaté, fica o Santuário de Caaró. Em guarani, erva amarga. No local, foi uma redução missioneira fundada na primeira fase da evangelização dos índios, em 1628 pelo padre Roque Gonzales de Santa Cruz, acompanhado do padre Afonso Rodrigues, que foram mortos pelos índios 15 dias depois, uma ordem do Cacique Nheçú, o principal feiticeiro da região.

_Inicialmente, houve uma relação amistosa de Nheçu com os jesuítas. Tanto é que os índios, a mando de Nheçu, ajudaram a construir a capela lá em Assunção do Ijuí. Mais tarde, por desavença entre os guarani e os padres, talvez pela pregação contra a poligamia ou pelo ato de batizar o índio guarani, os índios achavam que estava sendo colocado o espírito do branco na alma desses índios, houve a revolta_diz o professor de História Sérgio Venturini.

No local, um monumento foi erguido para lembrar os padres, inclusive o padre João de Castilho, também morto pelos índios, mas na redução de Assunção de Ijuí, hoje município de Roque Gonzales. Juntos, os três foram declarados santos da Igreja Católica no fim do século passado. As imagens estão na capela do santuário bem como uma representação do coração do Padre Roque, que até hoje é preservado no Colégio dos Jesuítas em Assunção, no Paraguai.

_Quem descobriu que a antiga redução era neste lugar foi o padre Luís Ieguert, que também tinha conhecimentos de arqueologia. Mas foi só com relatos de antigos moradores, isso lá na primeira metade do século 20, que se revelou essa parte da história. É que na redução de todos os santos de caaró, as construções não tinham pedras e nem ferro. Era tudo de madeira. Por isso, não sobrou nenhum resquício.

Os índios colocaram fogo na redução em 1637, antes que os bandeirantes destruíssem o local, como fizeram com os outros 17 povoados da primeira fase da história.

O professor Venturini conta que um cacique também foi morto por contestar a brutalidade da morte de Roque Gonzales. E para a Igreja Católica, quem morre defendendo a religião tem o caminho do céu e é santo.

_Então, hoje, nós temos alguns padres, destacando-se, Dom Estanislau Kreutz, bispo emérito de Santo Ângelo, que estão lutando pela causa da santificação deste índio guarani que morreu exatamente aqui na nossa região_explica o professor.

O santuário foi criado em homenagem aos santos mártires. Tem uma ampla área verde e um espaço para missas ao ar livre. Milhares de pessoas vem em romarias e peregrinações. Buscam a água reconhecida como milagrosa.

_Aqui, no Caaró, em termos de religião católica, é o ponto mais significativo em todo o processo missioneiro, porque aqui está o sangue de dois santos da igreja católica: Roque Gonzales de Santa Cruz e Afonso Rodrigues_conclui o professor.

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Por juliana_gomes

Sepé Tiaraju


No dia 21 de setembro de 2009, foi publicada a Lei Federal 12.032/09,
que traz em seu artigo 1º o texto "Em comemoração aos 250 (duzentos e cinquenta) anos da morte de Sepé Tiaraju,
será inscrito no Livro dos Heróis da Pátria, que se encontra no Panteão da Liberdade e da Democracia,
o nome de José Tiaraju, o Sepé Tiaraju, herói guarani missioneiro rio-grandense."
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sep%C3%A9_Tiaraju
Considerado como Santo popular MG, a Ig. catolica não aceita.

sábado, 3 de março de 2012

Liderança Xukuru do Ororuba

em 2012 na aldeia São José da Serra do Ororuba do povo Xukurú.

Juruna, D. Dina e seu Argemiro. Seu Argemiro, liderança Xukuru, grande guerreiro,nos conta como foi o inicio da luta, como foi sofrido e a coragem para fazer a retomada da aldeia, e D. Dina a sua esposa também contava como era ser parteira, já fez muitos partos diz ela. A cultura do povo xukuru é muito rico e encantado.

Dona Zenilda Xukuru


Dona Zenilda,sacarema do nosso pajuru Xicão( mulher do cacique xikão), grande mulher guerreira e sabia,conselheira e liderança das mulheres xukuru e Valquiria, a kyalonã guerreira do povo indígena.

Escola Indígina Natureza Sagrada


"Escola de qualidade e diferenciada" dizia Aguinaldo Xukuru, a escola onde passamos a nossa historia para as crianças, a luta de nosso cacique e de nossas lideranças,o nosso cacique Xicão a sua luta e sua historia, hoje Marcos assume o cacicado também com muita coragem e perseverança.

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

A cultura kayapó



Os Kayapó vivem em aldeias dispersas ao longo do curso superior dos rios Iriri, Bacajá, Fresco e de outros afluentes do caudaloso rio Xingu, desenhando no Brasil Central um território quase tão grande quanto a Áustria. É praticamente recoberto pela floresta equatorial, com exceção da porção oriental, preenchida por algumas áreas de cerrado.

A cosmologia, vida ritual e organização social desse povo são extremamente ricas e complexas; assim como são intensas e ambivalentes as relações com a sociedade nacional e com ambientalistas do mundo todo.

No século XIX os Kayapó estavam divididos em três grandes grupos, os Irã'ãmranh-re ("os que passeiam nas planícies"), os Goroti Kumrenhtx ("os homens do verdadeiro grande grupo") e os Porekry ("os homens dos pequenos bambus"). Destes, descendem os sete subgrupos kayapó atuais: Gorotire, Kuben-Krân-Krên, Kôkraimôrô, Kararaô, Mekrãgnoti, Metyktire e Xikrin.

A ganancia do homem branco


Kyalonam (Valquiria Direitos Indígenas)

PARA A NAÇÃO INDIGENA NÃO É FACIL VÊ A FLORESTA O RIO XINGU E OUTROS SEREM DEGRADADOS FORMAR-SE EM LAGOS REPRESSADOS QUE FICARÃO PODRES NOSSO ECOSSISTEMA TOTALMENTE DESTRUIDO COM MILHARES DE ESPÉCIES SENDO EXTERMINADAS E MUITAS QUE NUNCA IREMOS CONHECER POIS NÃO IRÃO RESISTIR FORA DO SEU HABITAT NACIONAL, E VOCÊ FEZ ALGUMA COISA PARA QUE ISSO NÃO ACONTECESSE!! OU VOCÊ TAMBÉM ACHA QUE ISSO É NORMAL, QUE OS INDIOS QUEREM FICAR COM AS RESERVAS NATURAIS SO PRA ELES E QUE VOCÊ NÃO TEM NADA HAVER COM ISSO? QUERO VÊ O QUE VÃO DIZER PARA SEUS FILHOS E OS FILHOS DOS SEUS FILHOS, QUANDO NÃO RESTAR MAS PEDRA SOBRE PEDRA , POIS O HOMEM IRÁ DESTRUIR TOTALMENTE A MÃE NATUREZA E DESTRUIR-SE COM SEU PRÓPRIO VENENO "A GANÂNCIA"